8 Razões Para Não Trocar o Dia Pela Noite

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+3Share on Facebook4

É clássica a cena na qual o estudante dorme a tarde toda na véspera da prova e então passa a noite acordado tentando decorar a matéria, para no dia seguinte tentar tirar uma boa nota na prova. Ou então, a situação do jovem que dorme o dia todo para “varar” a madrugada na Internet.

Será que trocar o dia pela noite é realmente válido? Os especialistas em sono dizem que não. A seguir enumero 8 razões para não trocar o dia pela noite.

1. É prejudicial para a vida social e profissional. Considerando que a maioria da população, inclusive sua família e amigos, está acordada durante o dia, se você estiver dormindo durante o dia você poderá perder horas preciosas de relacionamento com seu familiares e amigos. Além de potencialmente perder oportunidades de trabalho, já que a maioria das empresas também trabalham em horário comercial.
2. Não é fisiológico. O ser humano não foi feito para dormir de dia, o cérebro têm estruturas moleculares e celulares que fazem o ajuste claro/escuro. E é a falta de luz (o escuro) que determina o momento de dormir, sendo assim dormir de dia e ficar acordado à noite é anti-fisiológico.
3. O sono durante o dia é de má qualidade. Durante o dia as pessoas dormem menos , já que o sono costuma ser mais fragmentado. As conseqüências negativas para o organismo humano são imediatas: fadiga, sonolência durante o dia, déficit de atenção, de memória e raciocínio.
4. Possibilidade de desenvolver Hipertensão Arterial Sistêmica(pressão alta). Devido ao aumento de substâncias estressoras (catecolaminas) no organismo e por não haver descanso fisiológico suficiente do sistema cardiovascular, ou seja, a redução da pressão arterial e da freqüência cardíaca que ocorre à noite.
5. Predisposição para engordar. Quem não dorme à noite pode desenvolver predisposição à obesidade, pela dificuldade de ação da leptina (hormônio da saciedade).
6.Desenvolvimento Diabetes. A falta de sono à noite, aumenta a resistência à ação da insulina. O que pode favorecer o aparecimento de diabetes.
7.Aumento do colesterol. As alterações metabólicas dos lipídios, ocorridas por falta de sono diurno, podem aumentar o “mau” colesterol (LDL).
8. Maior irritabilidade. As pessoas que ficam acordadas à noite tem uma tendência maior desenvolver transtorno de ansiedade e depressão.

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+3Share on Facebook4

Jack

Blogueiro, criador do ConteAqui. Escrevo para trazer informação e entretenimento.

You may also like...

14 Responses

  1. caroll says:

    Pra vc te uma idéia eu tomei 2 comprimidos de diazepan e não fez efeito nenhum

    • Jack says:

      Caroll,

      Se isto continuar converse a respeito com seu médico, ele poderá lhe ajudar a encontrar uma forma de melhorar/curar sua insônia.

  2. ANDERSON says:

    eu estou passando por isso. eu vou passar o dia acordado e quando for às 22h eu durmo. é sacrificante, mas é melhor que ficar nessa loucura, rsrsrsrs.

  3. giovanni says:

    TOMA DIAZEPAM CEDO DA NOITE E ACORDA CEDO DA MANHÃ!
    DUVIDO SE CONSEGUE FICAR ACORDADO ATÉ MAIS DE MEIA NOITE!
    VLW!

  4. mero says:

    Tiago, aproveita a grana que vc está ganhando e o tempo livre para estudar um, pouco. Vai escrever errado assim lá na PQP!

  5. Thiago says:

    Bem meu problema axo q e bem maior q o de voçes eu troco 5 dias por 2 + fazer isso ha consequencias ja faso isso a 3 anos + ganho muita "Grana" pq 5 dias acordado 24h vc pode faze muita coisa isso sim nao faz bem pra saude nao copiem dexa para proficionais falow

  6. Fernando Zanella says:

    Com o indice de raios solares chegando ao ponto de não podermos mais “”ANDAR”” sem nos prejudicar, que tal se , Todos nós nos acostumassemos a TROCAR O DIA PELA NOITE? Se todo o sistema INVERTESSE o horário poderia ser que nos abituassemos.

  7. cristiane says:

    são 06:00 da manhã e ainda não consegui durmir, meu horario normal para repouso é a partir das 5hs da manhã e acordo as 15hs da tarde ou as vezes quando forço para não durmir e ficar bem cansado para a noite no horario normal eu durmir ok durmo no horario certo e tal’s mas esse meu sono se torna tão pesado que só consigo ter disposição para acordar no outro dia a tarde após o meio dia pois se antes fico o dia todo stressado, sem disposição e não há um “ser” que me aguenta, sei que isso me faz mal, sei que devo ter mais atividades em meu dia-a-dia, mas entrei nesse custume e estou nessa zona de conforto há quase tres meses… alguém sério que não venha me falar que sou um desocupado, vagabundo, ou coisas do tipo poderia me ajudar a voltar a ter uma vida normal? pois ja estou quase me vendo sem amigos e a ponto de cair em uma depressão. Por favor entendam minha historia como um fato real e sério

    • amvlobo says:

      Olá boa noite :) anntes de mais bom 2010
      eu teria todo o interesse em te ajudar,
      eu não te vou ser util se tu não fizeres nada para mudar…
      Lembra-te que para o mal ganhar basta o bem não fazer nada.

  8. Gabriela says:

    Nossa tenho 17 anos quase 18 anos não consigo mais durmi durante á noite fico na internet das 20:00 da noite até 09:00 da manha durmo o dia todo, já tentei não dormi á tarde toda pra mim poder durmi anoite mais não consigo, eu sinto até que estou engordando por que acordada de madrugada mi da muita fome! já tentei procurar empregos mais mi da muito sono acordava de mal humor e as vezes triste! Pois e que nem o comentário acima estou perdendo meus amigos e a ponto de depressão :~ preciso de uma opinião ajuda!

  9. Bruno Carvalho says:

    Estava hoje na sala de aula e a Professora se irritou comigo porque contestei que a expressão (trocar o dia pela noite) está errada!! Quando se troca o dia pela noite vc faz tudo que faria durante o dia na noite. Tipo: Básico – Alimentação – se faz a primeira refeição do dia as 7 da manhã certo, creio que se eu fizer esta no mesmo horário da noite e o Almoço as 00:00h e o que seria o jantar depois, com os devidos lanches e tal, pra quem gosta, não teremos problemas. Isso é minha visão de leigo e experiente, já fiz essa troca do dia pela noite e meu organismo, aparente, não demonstrou irritação, só na transição. Ah, certo, o sol, a luz, perai! Luz, será que esta substitui o sol?? Nossa, creio que muitas pessoas passarão mau por estarem aproveitando durante todo o dia seus raios, caros, fluorflorescentes e a noite ao chegarem em casa após uma jornada decadente sem sol, claro a ironia deve reinar, principalmente para acadêmicos limitados, vão “desmaiar” de sono. Creio que uma pessoa que trabalhe a noite, como eu trabalhei, e dormi durante o dia, sabe do que estou falando, mas as pessoas que trabalham a noite, desculpem a redundância, mas acordam durante parte do dia e realmente não dormem direito, são organismos frágeis um dia! Enfim, sei que a falta de sol causa algumas patologias, mas sei, vulgarmente, que se realmente o meu dia vira noite e vice versa não terei problemas de sono!! E eu gosto de dormir!! Se alguém souber de algum artigo que concorde comigo, por favor me envie o link, preciso mostrar meu empirismo acadêmico.

  10. Alex says:

    são 4:03 da manhã e ainda não consegui durmir, meu horario normal para repouso é a partir das 5hs da manhã e acordo as 15hs da tarde ou as vezes quando forço para não durmir e ficar bem cansado para a noite no horario normal eu durmir ok durmo no horario certo e tal’s mas esse meu sono se torna tão pesado que só consigo ter disposição para acordar no outro dia a tarde após o meio dia pois se antes fico o dia todo stressado, sem disposição e não há um “ser” que me aguenta, sei que isso me faz mal, sei que devo ter mais atividades em meu dia-a-dia, mas entrei nesse custume e estou nessa zona de conforto há quase tres meses… alguém sério que não venha me falar que sou um desocupado, vagabundo, ou coisas do tipo poderia me ajudar a voltar a ter uma vida normal? pois ja estou quase me vendo sem amigos e a ponto de cair em uma depressão. Por favor entendam minha historia como um fato real e sério.

    • Jack says:

      Alex,

      Acredito que você está diante de um problema importante. Sugiro que procure auxílio médico. Com a orientação adequada – profissional médico – você melhorará.

      Não desista, procure ajuda.

  11. Renato says:

    credooo
    quanto problema
    realmente n eh NADA interessante fazer essa troca
    😀

Tem algo a acrescentar? Compartilhe nos comentários.