«

»

INSS poderá suspender aposentadorias por invalidez

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) através do seu PREVNotícias divulga que começará a convocar, a partir de julho de 2007, 2,2 milhões de beneficiários urbanos, em todo o país, que recebem aposentadoria por invalidez há mais de dois anos. Eles farão nova perícia médica para verificar se persistem as condições que deram origem ao benefício. Quem tiver condições de voltar ao trabalho terá a aposentadoria cessada. A revisão será realizada em um ano e meio e, a partir daí, a perícia médica a cada dois anos será rotina.

aposentadoria por invalidez inssHoje, existem 400 mil pessoas nas áreas urbanas que recebem a aposentadoria por invalidez há menos de dois anos. Eles só serão chamados à medida que completarem dois anos recebendo o benefício. Segundo o presidente do INSS, Valdir Moysés Simão, a revisão das aposentadorias por invalidez é uma das mais importantes medidas de gestão e tem por finalidade a reinserção dos segurados recuperados no mercado de trabalho e a recuperação da capacidade laborativa daqueles que ainda tenham algum problema.

O presidente ressaltou que detalhes da metodologia ainda estão sendo finalizados, mas adiantou que primeiro serão chamados os beneficiários mais jovens. Ele disse ainda que, caso fique comprovado, durante a revisão, que o beneficiário satisfaça as condições para solicitar uma aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição, poderá fazer a migração, pois o período em que recebeu o benefício conta como tempo de contribuição.

Regras diferenciadas
– Serão definidos dois universos de segurados: o primeiro com os que recebem o benefício entre dois e cinco anos e o segundo com os beneficiários que recebem a aposentadoria por invalidez há mais de cinco anos, pois a regra para a cessação do benefício será diferenciada.

Quem recebe há mais de cinco anos, continua recebendo por mais um ano e meio (100% do benefício por mais seis meses, 50% do benefício por outros seis meses e 25% do benefício por mais seis meses).

inss aposentadoria por invalidezQuem recebe há menos de cinco anos e puder retornar à empresa, terá o benefício cessado imediatamente. Quem não puder retornar à empresa, continuará a receber o benefício por tantos meses quantos foram os anos em que recebeu a aposentadoria por invalidez. Assim, se recebeu o benefício por três anos, continua a receber por mais três meses. Caso a recuperação do trabalhador seja parcial, a regra é igual para quem recebe o benefício há mais de cinco anos: ele recebe 100% do benefício por mais seis meses, 50% do benefício por outros seis meses e 25% do benefício por mais seis meses.

O cronograma para a realização da revisão será definido pelo INSS de acordo com a capacidade operacional de cada localidade. O ritmo será diferente em cada agência e em cada município. Os segurados farão a perícia com dia o hora previamente agendados. (por José Eduardo Formosinho)

139 comentários

1 menção

Pular para o formulário de comentário

  1. luiz carlos da silva

    como eu posso me aposenta fiz duas safena e uma mamaria e sou portador de angina parsiva e sou motrista camiao mas o medico inss diz que eu poço trabalha na funsao mesmo com angina como eu devo agir obrigado

  2. karla mello

    porque meu pai se aposentou por invalidez e só recebeu R$540 com tudo

  3. Andreia Aparecida de Morais

    tomo remédio controlado e as vezes tenho crise,já tentei trabalho e aconteceu a crise e fui dispensada,gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria por invalidez?

  4. FERNANDA

    oi,o perito do inss indicou aposentadoria,mas mesmo assim pode continuar sendo auxilio doença por tempo indeterminado,00/00/0000?ou demora pra mudar pra aposentadoria.meu marido fez pericia dia 22/05/2012.obrigado

  5. marta salla

    o meu marido foi aposentado por invalidez a 7 anos e ele nao anda eu qe dou banho nele e fasso detudo pra ele falaro pra mim qe se o posentado por imvalidez for depemdente de outra pessoas tem direito em 25% no salario qeria saber se e verdade e tanbem qeria saber como fasso pra reçeber esse 25% obrigado

    1. renato.

      Você tem que marcar uma perícia.

      E com laudo médico em mãos pedir ao perito.

  6. ronald

    oi sou aposentado por invalidez deste 2004,queria saber se para mim fazer pericia ,pois eu acho que estou recuperado preciso antes de adv ou medico para dar laudo,para retornar as atividades de trb,so que vou ter que procurar um emprego pois ,antes de me aposentar nao estava mais com carteira assinada!obrigado

  7. cirio de nazareth ferreira

    1- quero saber quem ou como avisar a empresa que trabalho que recebi minha aposentadoria e quero ser dispensado sem perder meus direitos.

    2- quero saber se pencionista pode ou tem direito a tambem receber aposentadoria
    se o pencionista que continuo contribuindo pode se aposentar

    1. Cirio,

      Você deve informar ao departamento pessoal da empresa em que trabalha, sobre a sua aposentadoria.

      Sim, é possível acumular pensão do conjuge e aposentadoria.

  8. Luis de Meneses Araujo

    olá gostaria de saber se estou aposentado por invalidez ? meu nome é Luis de meneses araujo moro na cidade de coroatá- ma . so qui minha aposentadoria foi feita em S.Luis-MA

  9. Rivanildo

    Me aposentei em 2010 vao fazer dois anos de aposentadoria por invalidez quero saber quando vou ter uma nova pericia medica tenho que levar relatorio medico

  10. ruzivel

    meu encarregasdo e aposentado e ele e muito carrasco ele recebe um mil e oitocentos por mes fora sua aposentadoria ele traba lha em uma empresa de blo horizonte mg sera que nao tem lei pra isso

  11. Maria de FAtima de Souza

    Fatima,

    Fiquei afastada pelo auxilio doenca de 2001 ate 2009. E finalmente consegui me aposentar por invalidez em 2011 por meio da justiça so que hoje recebo meu salario mais nao recebo os atrasados de 2009 a 2011 o qual foi determinado pelo juiz so que a determinaçao dele nao foi cumprida falta receber oa atrasados. Os advogados do inss entrou em acordo com as minhas advogadas para fazer um acordo mais o acordo nao esta sendo cumprido ate a data de hoje 13/01/2012. Passa ano e sai ano e é amesma ladainha até quando vou esperar por solução do meu caso…………..

  12. Aline

    Minha filha fez uma cirurgia para retirada de um tumor que é benigno mais ficou com sequelas e com a coluna cheia de parafusos alem de uma deformidade em ambos os pés ela tem 7 anos e recebe beneficio pelo inss faz tratamento na aacd e no HSE do rj gostaria de saber se no dia da pericia posso também levar laudo de plano de saude que pago com o dinheiro dela e se ela pode perder o benificio?

  13. mireca

    gostaria de saber como fazer para denunciar uma pessoa que esta afastada a mais de 06 anos, mas que pesa todos os dias e agora começou a trabalhar em uma loja do seu cunhado.Essa pessoa estava com um problema no pulso teria que fazer cirurgia mais ate agora nada,…… so que pesca, passa rede, tarrafa e para isso o punho esta bom né.

  14. Tereza

    Sou empregada publica municipal celetista (não temos estatuto nem plano de carreira), completei 30 anos de contribuição, e vou fazer 55 anos, comecei a sentir dores no ombro esquerdo a mais de um ano, vinha tratando como ombro congelado, fiz uma ressonancia e deu tendinopatia do supra espinhal com roptura parcial e bursite, por forçar só o braço direito, estou começando a ter dormencia e dores nesse braço, tenho fibromialgia, depressão, agorofobia, trato com psiquiatra e tomo dois remedios, gostaria de saber dos meus direitos, ja que adquiri LER, no serviço, pois trabalho em uma biblioteca e ficar pegando os livros nas estantes que gerou o problema no meu braço, aguardo resposta, desde já agradeço

  15. rodgerio gomes silva

    ola meu tio roberto santiago trabalha e mesmo assim recebe a pensao por invalidez.gostaria de saber se ele vai perder os beneficios ou o cancelamento da pensao .

  16. luana

    gostaria de saber uma coisa eu recebo auxilo de doenca a mais de 15 anos como faco pra saber o dia da minha revisao ?????

  17. Sandra Maria Bittenc

    Olá Gostaria de uma resposta de vocês, minha irmã está Passando por um Problema muito grave e gostaria de uma orientação, ela está de benefício há 6 anos e 2 meses por auxilio doença, trabalhava em uma creche e teve uma séria crise de estress, pois era monitora às vezes de 3 turmas e isso acarretou esse quadro, seu psiquiátra já diagnasticou-a assim que ela começou a ter sintomas diferentes de estress, pois seu quadro só vem piorando, ela tem Trantorno Obsessivo Compulsivo, Bipolaridade, Transtorno Afetivo, Depressão Crônica, Crises de Pânico e Fobias, já não sai de casa, só quando tem que ir ao Médico ou fazer Perícia, e agora está com um neurologista e uma Psicólga, ao qual tem vezes que não vai por medo de sair de Casa, Está Muito Agressiva a qualquer Situação, ela já há algum Tempo já não Cuida Mais da sua Higiene, pois passa mau em Baixo do Chuveiro, com Muita Falta de Ar e Pânico, toma vários Remédios Pela Manhã e a Noite e esses medicamentos fizeram seus dentes da parte inferior estragarem os 4 da parte da Frente, e já não Consegue levantar da Cama Por ter Várias Manias (TOC ) que só Vem Piorando, pela Ansiedade que foi Diagnosticada Também, Como Falei seu Psiquiátra, Seu Neurologista e Sua Psicóloga me Mandaram Procurar o Tribunal do Trabalho e Entrar com Um Pedido de Apsentadoria Por Invalidez, já que ela não tem a Mínima Condição de Voltar ao Trabalho, ao Qual ela Já Tentou mais não Conseguiu, pois os Medicamentos são Fortes Demais, e ela está com os Atestados e as Declarações dos Médicos, Já Que Não Tem Condições De Voltar Ao Mercado De Trabalho, ela já Agora só Sai de Casa Acompanhada pois tem Fobias de Pessoas e só Melhora um Pouco Quando Está em Casa, e Antes de Sair ela tem que Fazer Muitas Manias que o TOC a Leva a Fazer, e Por Mais que Tente Parar ela já não Consegue, pois acha que se não fizer algo de Ruim vai Acontecer, está uma Situação Dificil pra mim que Fico com Ela na parte da Tarde, pois quem Fica com Ela de Manhã é Meu irmão que Trabalha a Tarde e Até o Almoço Ele quem Faz, pois ela Lava As Coisas Inúmeras Vezes e quando Chega a Noite ela Está Exausta e Pra Tomar Banho que ela Toma uma Vez Por Semana, Tem que Ficar Alguém Na Porta do Banheiro e Desligar o Chuveiro a Força, pois ela Liga e Desliga Inúmeras Vezes, Agora ela está Usando Também o Rivotril SubLingual na Rua Pra Conseguir Ficar Melhor um Pouco, Pois ele é um S.O.S Seu Efeito Passa Rápido, Pois só é mesmo um Paleativo! Seus Médicos Me Mandaram Procurar a Justiça do Trabalho Por Isso, pois Há 6 anos e Pouco o INSS só vem Dando 3 as Vezes 4 meses a Ela, e é um Sacrificio pra nós! Estou Muito Preocupada e Gostaria que ela Ficasse Boa, Mais Conversando com seu Psiquiátra e Psicóloga eles Me Desanimaram, Pois o TOC não tem Cura, Por Favor Me Ajude e Me de uma Sugestão, e se esse Processo Demora Muito, ela tem Pericia agora dia 04 de Outubro, pois não fez a outra por Problemas! Desde Já Te Agradeço Demais e Que Deus O Abençõe Muito por Ajudar Muitas Pessoas Tirando Suas Dúvidas e Dando a Elas As Respostas que a Afligem! Deus O Abençõe Grandemente! Aguardo Com Ansiedade pois já dei Entrada Nesse Pedido, mais Gostaria de Uma Sugestão Sua! Obrigada Desde Já! Abraços! Se Não Fosse Pedir Muito Será que Vcs Poderiam enviar um Email Pra Mim Com A Resposta, Pois eu As Vezes Só Entro Pra Ver Os Emails! Obrigado Mais Uma Vez! Fiquem Com Deus!

  18. Sandra Maria Bittenc

    Olá Gostaria de uma resposta de vocês, minha irmã está Passando por um Problema muito grave e gostaria de uma orientação, ela está de benefício há 6 anos e 2 meses por auxilio doença, trabalhava em uma creche e teve uma séria crise de estress, pois era monitora às vezes de 3 turmas e isso acarretou esse quadro, seu psiquiátra já diagnasticou-a assim que ela começou a ter sintomas diferentes de estress, pois seu quadro só vem piorando, ela tem Trantorno Obsessivo Compulsivo, Bipolaridade, Transtorno Afetivo, Depressão Crônica, Crises de Pânico e Fobias, já não sai de casa, só quando tem que ir ao Médico ou fazer Perícia, e agora está com um neurologista e uma Psicólga, ao qual tem vezes que não vai por medo de sair de Casa, Está Muito Agressiva a qualquer Situação, ela já há algum Tempo já não Cuida Mais da sua Higiene, pois passa mau em Baixo do Chuveiro, com Muita Falta de Ar e Pânico, toma vários Remédios Pela Manhã e a Noite e esses medicamentos fizeram seus dentes da parte inferior estragarem os 4 da parte da Frente, e já não Consegue levantar da Cama Por ter Várias Manias (TOC ) que só Vem Piorando, pela Ansiedade que foi Diagnosticada Também, Como Falei seu Psiquiátra, Seu Neurologista e Sua Psicóloga me Mandaram Procurar o Tribunal do Trabalho e Entrar com Um Pedido de Apsentadoria Por Invalidez, já que ela não tem a Mínima Condição de Voltar ao Trabalho, ao Qual ela Já Tentou mais não Conseguiu, pois os Medicamentos são Fortes Demais, e ela está com os Atestados e as Declarações dos Médicos, Já Que Não Tem Condições De Voltar Ao Mercado De Trabalho, ela já Agora só Sai de Casa Acompanhada pois tem Fobias de Pessoas e só Melhora um Pouco Quando Está em Casa, e Antes de Sair ela tem que Fazer Muitas Manias que o TOC a Leva a Fazer, e Por Mais que Tente Parar ela já não Consegue, pois acha que se não fizer algo de Ruim vai Acontecer, está uma Situação Dificil pra mim que Fico com Ela na parte da Tarde, pois quem Fica com Ela de Manhã é Meu irmão que Trabalha a Tarde e Até o Almoço Ele quem Faz, pois ela Lava As Coisas Inúmeras Vezes e quando Chega a Noite ela Está Exausta e Pra Tomar Banho que ela Toma uma Vez Por Semana, Tem que Ficar Alguém Na Porta do Banheiro e Desligar o Chuveiro a Força, pois ela Liga e Desliga Inúmeras Vezes, Agora ela está Usando Também o Rivotril SubLingual na Rua Pra Conseguir Ficar Melhor um Pouco, Pois ele é um S.O.S Seu Efeito Passa Rápido, Pois só é mesmo um Paleativo! Seus Médicos Me Mandaram Procurar a Justiça do Trabalho Por Isso, pois Há 6 anos e Pouco o INSS só vem Dando 3 as Vezes 4 meses a Ela, e é um Sacrificio pra nós! Estou Muito Preocupada e Gostaria que ela Ficasse Boa, Mais Conversando com seu Psiquiátra e Psicóloga eles Me Desanimaram, Pois o TOC não tem Cura, Por Favor Me Ajude e Me de uma Sugestão, e se esse Processo Demora Muito, ela tem Pericia agora dia 04 de Outubro, pois não fez a outra por Problemas! Desde Já Te Agradeço Demais e Que Deus O Abençõe Muito por Ajudar Muitas Pessoas Tirando Suas Dúvidas e Dando a Elas As Respostas que a Afligem! Deus O Abençõe Grandemente! Aguardo Com Ansiedade pois já daei Entrada Nesse Pedido, mais Gostaria de Uma Sugestão Sua! Obrigada Desde Já! Abraços!

  19. gomes

    justificar doensas para o inss nao seguenifica que vai apozentar tenho insufiçiençia cardiaca cardiopatia grave tronboze diabetes asim mesmo perita da justiça federal nao recoheseu que nao poso trabaliar voce se tem que estar quaze morto para os peritos apozentar voce

    1. Karmem Brandão

      Gomes, é importante vc levar para o perito, tudo o que comprove sua condição. Ex: exames, relatório médico…e no caso de quem tem cardiopatia grave, um exame chamado ECOCARDIOGRAMA é fundamental. Pois ele mostra claramente a situação do coração. Isso ajuda bastante o perito a fazer uma avaliação justa de seu caso e diminue as chances de injustiças.

      Boa sorte!

  20. lindaura

    quero saber quando a mulher é aposentada c/30an. de contribuição(apoentadoria integral) pode trabalhar em outra empresa na mesma profisão? aguardo a respota aki agora ok? ou pelo meu email.

  21. OSNI GOMES DE OLIVEI

    Ola gostaria de tirar algumas duvidas, fiquei no auxilio doença de 2006 a2009 depois passando na péricia o pedido foi indeferido,não retornei ao trabalho devido as muitas dores que eu sinto, estou esse tempo todo sem receber tenho pratina no femur membro inferior direito osteofitos na coluna com andar claldicante de 3,5cm, tenho contribuido com o inss mais de 20anos no dia 18/07/2011 passei por uma péricia judiciaria pedindo aposentadoria por invalides e o resultado sai com 40 dias utéis gostaria de saber se tenho alguma chance de se aposentar.

  22. cacau

    eu sou aposentado pelo o inss ,sou veriador a 20 anos eu pago o imposto eu ainda posso me aposentar de novo?

    1. lindaura

      quero saber quando a mulher é aposentada c/30an. de contribuição(apoentadoria integral) pode trabalhar em outra empresa na mesma profisão? aguardo a respota aki agora ok?

    2. regina

      O senhor quer outra aposentadoria? Como assim,já está aposentado, é 'VERIADOR"…como assim??? Que vergonha!!!

    3. Karmem Brandão

      Nada mais justo ! Afinal, se o Senhor está contribuindo novamente, deveria fazer jus a um novo benefício. Eu disse DEVERIA! Porque infelizmente, não é assim que funciona. Uma vez aposentado pelo INSS , não aposentará novamente. Não pelo mesmo orgão. Conheço casos de alguém que é aposentado pelo INSS e pelo ESTADO, porque era contribuinte da previdência social e funcionário público. Mas no mesmo orgão, isso não acontece. Entretanto, apesar de já ser aposentado, se continuar trabalhando, continuará sendo descontado de seu pagamento a contribuição previdenciária, embora você nunca vá receber a contraprestação disso.

      Importante lembrar que QUEM É APOSENTADO POR INVALIDEZ, não pode voltar a trabalhar de modo algum. SE o fizer, o benefício é cancelado. Somente quem é aposentado por IDADE ou por tempo de serviço, tem a opção de continuar trabalhando formalmente, sem ter problemas com o INSS.

      Boa sorte!

  23. lucy mery

    OLA FIQUEI ENCOSTADA MAIS QUE 3 ANOS DEPOIS ME APOSENTEI POR INVALIDES HOJE TENHO 58 ANOS A POSEBILIDADE DO INSS ME CANSELAR A MINHA APOSENTADORIA VIVO SOZINHA E DEPENDO DESTE DINHEIRO PARA VIVER
    PODERIA ME RESPONDER POR FAVOR

    1. conteaqui.com.br

      Lucy,

      Você deve buscar ajuda especializada, seja com seu advogado ou no próprio INSS.

    2. Karmem Brandão

      Possibilidade smepre há. Se acaso em uma das perícias o perito do INSS achar que vc se recuperou e pode voltar a trabalhar, o benefíco é cancelado.

      Mas vc não deve se preocupar com isso agora! Dexe as preocupações para quando o problema chegar, SE CHEGAR. nÃO SOFRA ATOA.
      Entretanto, caso isso ocorra, procure o JUIZADO ESPECIAL FEDERAL de sua região e entre GRATUITAMENTE na justiça. Peça sempre ANTECIPAÇÃO DE TUTELA( eles ~te orietarão da documentação necessária).

      Boa sorte!

  24. Patricia Migliorine

    Bom Dia, gostaria de saber qual os meios para conseguir aposentar minha sogra, ela tem 53 anos de idade morou no sitio a vida toda e teve que se virar nos trinta para garantir sua sobrevivencia e dos dois filhos, pois a mesma é portadora de deficiencia sendo surda e muda de nascenca.
    obrigada, no aguardo….

    1. conteaqui.com.br

      Patricia,

      O ideal é que sua sogra procure um Advogado. Ele poderá orientar se ela tem ou não direito a requerer aposentadoria.

    2. Karmem Brandão

      Se ela é surda e muda, não precisa de contribuição previdenciaria para receber benefício. Basta entrar com o pedido de LOAS. é importante lembrar que a renta per capta familiar ( renda total de quem mora na casa e tem parentesco, dividida pelo número de pessoas), não pode ser maior do que UM QUARTO DE SALÁRIO MÍNIMO( SALARIO mínimo vigente,DIVIDIDO POR 4). Caso tenha dificuldades, procure o JUIZADO ESPECIAL FEDERAL MAIS PRÓXIMO e entre gratuitamente com o pedido.

      Importante lembrar que LOAS não é aposentadoria. Embora muita gente confunda as coisas. Caso vcs tenham como provar que ela era trabalhadora rural, podem juntar a documentação comprobatória e requerer aposentadoria especial para p trabalhador rural.

  25. luciana

    quem recebe aposentadoria por invalidez ha mais de 15 anos corre o risco de ter o beneficio suspenso?

  26. otaciel se sousa gal

    eu quero sab o numero do inss

  27. Dolores Cristiane

    Oi,me chamo Dolores Critiane,sofri um desastre de automovel em 08 de Dezembro de 2010,onde sofri fratura do femur direito, fiz cirurgia foi enplantada
    uma placa de platina com 8 parafuzos ,eté hoje faço tratamento de fisioterapia eambulatorial onde os médicos descobrirão que houve erro médico no emplante
    e vou me subemeter a outra cirugia.
    Gostaria de saber se tenho direitos de algun auxilio,pois desde da data do acidente não trabalho mais,eu era vendedora autonoma e nunca havia contribuido com a previdencia, tenho 33 anos.
    aguardando respostas.

  28. Marcos

    Como posso saber se fui convocado para fazer a perícia de revisão? Existe uma lista?

    1. Marcos

      gostaria de saber onde ter acesso a lista dos covocados para nova pereícia

    2. Joaquim Dornelles

      Você será convocado pelo INSS, através de correspondencia, diretamente ao segurado.

  29. joao carlos

    estou com beneficio desde 2002 no valor de 2.100 gostaria de saber se tenho direito e de quanto obrigado

  30. Lucileide

    bom dia, tenho 39 anos e 5 anos sou aposentada por invalides,tenho varios problemas de saude, e fiz um trasplante de pangreas a 5 anos q/ não deu certo, estou esperando para um futuro trasplante duplo, não estou na fila . munca passei por pericia depois q/ aposentei,gostaria de saber se poço perder o beneficio ,se os outros problemas de saude não contam para o inss? como problemas nos rins, diabetes , renopatia ,relmatimo ,sou diabetica tipo 1, e sempre trabalhei ,mais com o passar dos anos a diabetes se complicou e eu não dei mas conta de trabalhar , principalmente apos o trasplante,gostaria de uma resposta por favor. obrigada.

  31. jose fruvio gomes

    porque tem pessoas que so fizerao um cateterismo e esta apozentado eu fis o cat uma anjoplastia operei do coraçao teho cartiopatia grave e nao conçigo reseber quau e o orgao que fiscaliza uma pessoa que nao tem nada e esta apozentado ] esa pessoa uza droga tem cazas de alugueu tem carro novo se ele tivese probremas nao bebia nao fumava e ele nem toma remedios auguei apozento ele

    1. Karmem Brandão

      José, esqueça os outros e cuide do seu caso! Quem tem cardiopatia grave, e tem a condição de segurado preservada ( é contribuinte do INSS ou era, quando adquiriu a doença, e é importante guardar exames da época que possam comprovar isso), se APOSENTAM POR INVALIDEZ. Caso tenha tido problemas com o INSS, PROCURE O JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE SUA REGIÃO, levando todos os documentos que tiver: exames, relatório médico, receituário, etc; e entre GRATUITAMENTE na justiça. Há um exame chamado ECOCARDIOGRAMA que é muito importante levar (caso vc tenha) para o perito judicial. Ele mostra com clareza as condições do coração e diminue as chances de injustiça .

      Boa sorte e desculpe pela franqueza!

  32. ELIEL

    TENHO 71 ANOS, SOU APOSENTADO POR INVALIDEZ A MAIS OU NENOS 32 Anos. eles podem me avaliar de novo apesar da minha idade e da minha saude ?

    1. Karmem Brandão

      Sr. Eliel, poder podem. mAS O sENHOR NEM PRECISA SE PREOCUPAR COM ISSO, pois sua aposentadoria por invalidez pode ser modificada para aposentadoria por idade. Em resumo: O Sr. não corre risco de ficar sem seu benefício. O máximo que pode, é mudar a espécie. Perder, jamais.

  33. jose fruvio gomes

    olha eu teho cardiopadia grave operei do coraçao nao conssigo camihar e nao resebo do inss a perita deu o laudo nao a incapaçidade para o trabalho ela sinplesmnte iguinorou o meu medico laudo do meu medico portador de cardeopatia grave ] agora estou vendo que tem muita jente que nao tem nada e esta resebendo so no meu bairro tem mais de 10 pessoas sera que tem peritos que estao resebendo pr fora se eu nao reseber vo abrir a boca

  34. Eliseu Rodrigues Cas

    tenho 60 anos fui aposentado por invalidez so que contribuia c/6 salarios e recebo 680.00 ceicentoes e oitenta reais]o que que devo faser nao da ne pros remedios que uso,aluguel,e pra comer?moro com minha eaposa e dois filhos,um trabalha outro esta desenpregado.

    1. Karmem Brandão

      Sr. Eliseu, procure o JUIZADO ESPECIAL DE SUA REGIÃO E ENTRE GRATUITAMENTE NA JUSTIÇA, PEDINDO A REVISÃO DO BENEFÍCIO. Lá eles orientarão o Senhor a respeito da documentação necessária.

      Boa sorte!

  35. Eliseu Rodrigues Cas

    sou aposentado por invalides,tenho 60 anos contribui c/6 salarios recebo menos de um terço o que faço?

  36. ANA MARIA DA SILVA

    ACHO UM ABSURDO, TIRAR O DIREITO DE QUEM TRABALHOU,PAGOU INSS,E AGORA DAR ALTA,POIS SE APSENTOU POR INVALIDEZ É PORQUE JÁ NÃO PODE MAIS TRABALHAR,PORISSO NINGUÉM QUER MAIS PAGAR,INSS.VÃO ATRAZ DE QUEM PEGA O DINHEIRO DO INSS,E RECUPERAR O QUE LEVARAM.MAS MECHER COM A PESSOAS QUE PAGOU,É UM INJUSTIÇA.

  37. paulo

    e esse ladroes que ficao robando do insss

  38. jonas

    ola queria saber o seguinte tenho só 50% de visao e sofro por exclusao
    empresa nenhuma me da emprego qeria saber se existem beneficios

  39. isabella

    oi estou afastada pelo inss a 5 anos então tive alta e retornei a função que exercia mas devido a um acidente que eu tive a perca de movimento antes de trabalhar este meu quadro de saude tem se expandido fazendo com que eu sinta muitas dores e que perca a forças do meu outro lado , por isso retornei ao inss e ele não me colocarão no auxilio doença então busquei a ajuda de um advogado que entrou com um pedido na justiça por minha aposentadoria por invalidez então o juiz determinou que fosse me concedido o beneficio pois eu estava sendo lesada por não esta recebendo e nem trabalhando depois de um ano passei na ultima pericia na qual o perito reconheceu meu problema porem havia uma mulher da seguradora do inss que foi contra eu me aposentar e agora se o perito me constatar capacitada a trabalha a empresa ira me aceitar de volta de pois de 4 anos afastada e depois de liberar meu fundo de garantia , e o juiz pode não aceita a determinação de um perito vendo meu problema fisico???

  40. rosemeire aparecida

    oi meu nome é rosemeire quero saber como faço pra me aposentar pelo inss
    tenho cançer maliguino e tenho 25 anos

    1. conteaqui.com.br

      Rosemeire,

      Você deve dirigir-se a uma agência do INSS. Lá você será informada dos procedimentos necessários para que alguém comprove ser portador de doença que justifica aposentadoria.

    2. Karmem Brandão

      Se você fpr contribuinte do INSS, é só procurar uma agencia da previdência social. Se não for, busque se informar lá, se quem tem cancer tem direito ao LOAS. Eu creio que não, mas não custa se informar neh.

      Boa sorte e melhoras!

  41. Jonas

    sou pensionista do Estado gostaria de saber se me aposentace por invalideis eu perderia á pensão que é vitalicia?

  42. MARCELL

    QUEM DIRIA UM PAIS RICO ONDE DILMAS E TANTOS OUTROS METEM A MAO, E OS COITADOS QUE NAO AGUENTAM TRABALHAR FICAM MENDIGANDO UMA APOSENTADORIA. E ESSES PERITOS QUE SÓ SABEM RECUSAR. ISSO É UMA FALTA DE VERGONHA DONA DILMA. CUIDADO O BRAZIL TÁ EM CRISE MAS NAO ADIANTA TIRAR DOS POBRES E DAR AOS RICOS. OK. TENTE GOVERNAR COM SABEDORIA. E OS MEDICOS PERITOS TENTAM SER MAIS JUSTOS E NAO VAO CORTANTO COTANDO. PQ A SENHORA NAO CORTA O LUXO DO IMPERIO DOS DEPUTADOS DOS GOVRNADORES E TANTOS OUTROS E O DA ENHORA EMSMO.

  43. lucio sebastiao mach

    sou aposentado a sete anos no ultimo dia 14/12/2010 fui convocado para comparecer para uma pericia sofro de trasntorno bipolar tomo 04 depakene 03 litio 02 rivotril 02 nitrazepan e um diazepan mesmo com laudo medico com receituario com exame medico comprovando medicamento no me sangue o perito nem olhou para minha cara mandou esperar na ante sala e os seguranças ja vieram com a carta de reabilitaçao oq vou fazer pois eu era motorista de onibus para escrever e muito dificil pois nesse momento estou tremulo gostaria de saber oq vao fazer comigo ja que nao tenho estudo tenho apenas sexta serie do ensino medio acho um descaso

  44. daniela lima

    tudo gente e culpa de nos mesmo ,se todo mundo se unisse e fosse la em brasilia para fazer uma panelaço seria diferente tem pessoas que se voce falar isso acha que estamos errados por causa dessa meia duzia de imbecis que sofremos mas nao podemos desanimar,se ve ate nas pericias nos somos tratatos como lixo que vregonha

  45. antonio vieira dos s

    acho uma covardia fazer isso com aposentado por invalidez.
    tirar o direito adquirido.
    ate quando o aposentado vai ser tratado com respeito.

  46. val

    me aposentei por invalidez com ação judicial, quero saber se mesmo assim tenho q fazer pericia
    pelo INSS.

  47. JOSE ROBERTO

    tenho hoje 42 anos,estava no inss desde 2003,em 2008 o inss me deu alta mais eu naum tenho como trabalhar .
    sou pedreiro a mais de 20 anos ,só sei fazer isso.
    derrepente fiquei cego de uma vista , a firma que trabalhava me demitil.
    nesse mesmo periodo a mesma firma abriu falencia…
    ai minha vida desmoronou entrei pro inss.
    fiquei no inss durante 5 anos .
    derrepente em dezembro de 2008 me deram alta , mais continuo cego.
    já fui em diversas firmas mais na hora do teste de visão eu fico reprovado o que tenho que fazer.

    me ajudem …

    1. carlos lemes

      amigo se vc nao tem como contratar um advogado amigo va a um defensor publico e pesa ajuda a este absurdo … exija teus direitos boa sorte pra vc que deus esteja contigo amigo nunca desista …

    2. Karmem Brandão

      Busque a justiçameu caro! Imediatamente! Procure o Juizado especial federal de sua região e entre com uma ação ( GRATUITAMENTE ) judicial contra o INSS. Lá eles te orientarão da documentação e procedimentos necessário. Peça tb antecipação de tutela; é mais rápido a decisão.

      Boa sorte!

  48. lauro

    aposentados a 47 anos a 50 anos, deveria ter direito a uma aposentadoria por tempo de serviço, ja que aposentados a 47 a 50 anos tiverão seus beneficios cessados, gente doente e no fim da vida, um direito adiquirido na velha ditadura, o porco sujo da nava ditadura, esta desrespeitando ok? os adiversarios devem parar o brasil, nada melhor que uma greve geral pra normalizar a dezavemssa ok? pt. so proteje os marginais, mais o vice é bom do p-m-d-b- temos que afastar a dirma pra deixar o sr. temer ok?

  49. lauro

    Pt. carasco dos aposentados, foi aprovado na camara dos deputados os projetos pl nº 7153/2010 juntamente com o pls nº 293/2009 acredito que não, tanbem cessar aposentadorias de pessoas doentes e idosoz no fim da vida, pra aposentar as familias dos marginais sem ter pago nada, alem dos gastos de 1.600 a 5.000.00 com cada detento, ai não falta verba porque são do pt. de um corno de 3 mulheres não podia ficar melhor.

  50. Ismael Souza Teixeir

    Denúncio David Herrero Albanez, CPF 78638950810, morador na Rua das Flores,235, J. Progresso,Fernandópolis-SP, pois se encontra "encostado" no INSS, por invalidez, mas na verdade pode muito bem trabalhar. pois o mesmo tem 56 anos e faz o serviço de casa a mando de sua esposa, o casal brigam o dia inteiro não dando paz a nenhum vizinho, se for possivel voces poderiam mandar algum funcionário de voces pra "sondar", a vida deles averiguando com os proprios vizinhos de rua…obrigado.

  51. Ismael Souza Teixeir

    Denúncio David Herrero Albanez, CPF 78638950810, morador na Rua das Flores,235, J. Progresso, pois se encontra "encostado" no INSS, por invalidez, mas na verdade pode muito bem trabalhar. pois o mesmo tem 56 anos e faz o serviço de casa a mando de sua esposa, o casal brigam o dia inteiro não dando paz a nenhum vizinho, se for possivel voces poderiam mandar algum funcionário de voces pra "sondar", a vida deles averiguando com os proprios vizinhos de rua…obrigada.

  52. CAROL

    engraçado os politicos estão preucupado em fazer revisão para aposentado por ivalidez, mas como que uma pessoa pode melhorar a saúde, se no brasil não tem saúde adquada,assim é claro que ela não vai ter condição de voltar ao trabalho, vcs do inss tem que se preocupar com os ladrões que estão ai dentro,e ve as pessoas que estão doente,e não consegue beneficio algum pois vcs só sabe dar alta pra pessoas totalmente alejada….EM QUE MUNDO VAMOS PARAR COM TANTA PALHAÇADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  53. Marcos André

    será q se fosse o filho deles, será q eles cortariam a aposentadoria por invalidez? o Brasil não é um país sério, isso é uma palhaçada q estão fazendo com os doentes!

  54. claudio

    olhe bem meus amigos,o trabalhador que se aposenta por invalides depois de quase um terço de sua vida dedicado ao seu emprego e ainda em alguns casos o que recebem não da para pagar os remedios e não podem sequer fazer um bico se não tem que devolver sua aposentadoria o nosso presidente trabalha mesmo sendo aposentado por invalides,e ainda recebe muito bem pelo seu dedinho coisa que quatro aposentado não recebe, e ele não precisa devolver nada,não é injusta as leis mesmo ?

  55. Joaquim Corrêa

    Sou aposentado por invalidez, ja fazem mais de dez anos, e agora o INSS diz ter recebido denuncia de que eu estaria trabalhando (coisa que não é verdade), eles me chamaram para pericia medica que confirmou a condição de incapacidade para o trabalho, não satisfeitos pediram que o médico reconsiderasse o laudo, desrespeitando o médico e pressionando para que ele mudasse o laudo.
    Fui chamado para mais uma pericia e o resultado foi o mesmo, então eles alegaram que eu teria feito contribuições individuais como motorista (não é verdade).Diante de tudo isso pedi copia do processo, e não consta nenhum documento que comprove o suposto recolhimento.
    Agora eleestão alegando que eu teria um alvará municipal para o funcionamento de uma telemensagem, e com isso eu perderia minha aposentadoria (telemensagem pertencia à minha esposa).
    Pergunto: se minha aposentadoria foi consedida como empregado em transporte como motorista profissional, eu não posso montar algo para minha familia trabalhar? e se eu for eleito prefeito ou vereador eu perco minha aposentadoria?
    Gostaria que me respondessem.

  56. daniela lima

    minha esta afastada por auxilio doenlça a 7 anos gostaria de saber se poode pedir a aposentadoria pois ela nao tem condiçoes mais para voltar ao trabalho mpois tem o cid 20
    e nao tem cura o medico disse ao meu pai

  57. Viviane

    Onde posso me informar sobre esse assunto acima?

  58. Viviane

    Uma pessoa com 35 anos pode se aposentar por hipertensão arterial? pois nao consegue se empregar em empresa alguma.

  59. beneficios brasilpre

    Prostitutas de 20 a 30 anos que casar ou engravidar de um idoso no fim da vida fica com aposento sem pagar nada. as familias dos marginais tem direito a aposentadoria, alem do gasto de 6.000.00 a 1.600 com cada marginal preso, um agricultor que pagar 40.00 por ano aposenta o casal com 55 anos e 2 ou 4 ou 6 filhos doentes sem pagar nada, e podem trabalhar novamente, este é o pt. mais conhecido como partido dos marginais, o brasil vai acabar se os militares não voltar, porque a previdencia foi criada pra doentes e idosoz, mais oje não se ve mais ordem e progresso, quem teve 3 a 5 mulheres resto dos amigos tanbem tinha que perder a verba que rouba dodos os meses.

    1. Karmem Brandão

      Acho que vc está mal informado meu caro. rs “FAMÍLIA DE MARGINAL” não recebe APOSENTADORIA ! Quando alguém( marginal ou não) vai preso e ANTES DA PRISÃO , esse alguém era CONTRIBUINTE da previdencia social, seus familiares ( esposa, filhos e dependentes) recebem o AUXÍLIO RECLUSÃO DE NO MÁXIMO ISALÁRIO E MEIO.

      Exemplo: se o cara pagava sobre 1 salário mínimo, seus familiares recebem sobre 1 salário, se pagasse sobre 10, só receberão 1 e meio. Mas esse benefício é apenas para quem era empregado ou pagava INSS como autônomo. Não´para TODOS os presos e familiares de presos. Caso o cidadão( ã) não seja contribuinte, sua família NADA RECEBERÁ.

      Quanto as supostas “prostitutas” rs rs isso é problema delas, vc não acha? Afinal, se o marido delas é aposentado, elas teem direito com viúvas. Queira vc ou não. Para garantir nosso direitos, não preisamos quere tirar o direito dos outros. Não é mesmo?

      Outra coisa importante, é lembrar que ISSO NÃO É CRIAÇÃO DO PT!!! é legislação previdenciária e que não foi criada por nenhum partido especificamente. Indignar sim, mas perder a compostura ou o senso de responsabilidade com a informação passada, jamais!

      Boa sorte!

  60. lauro

    Porque que as familias dos marginais tem direito a aposentadoria, porque que uma prostituta de 20 a 30 anos que casar eu engravidar de um idoso no fim da vida tem direito ao beneficio sem pagar nada, um agricultor que pagar 40.00 por ano aposenta um casal com 55 anos e 2 ou 4 ou 6 filhos doentes sem pagar nada, agora tem pessoas aposentadas a 50 anos bem doentes e no fim da vida que teve seu beneficio cessado, eu pergunto porque, se ja tem direito de ser aposentado por tempo de serviço, ou por idade porque ums tem 64 anos outros tem mais de 70 anos, estes casos acomteceu a um ano o recurço não foi julgado, e sem receber é um problema, porque recebia 510.00 pagava 700 pra enpregada, 400 de remedio, 600 a 800.00 alimentação com esta faxaetario teria que receber bem mais, ja que almenos o salario integral da ativa ok?

    1. Karmem Brandão

      Vc está mal informado sobre as regras previdenciárias Mauro. As coisas não são como vc colocou. Leia a resposta acima e quem sabe vc compreende melhor o processo.

  61. MAURO

    APOSENTADOS A 46 anos que sofre de epilepsia e isofrenia pode ter seu beneficio cessado,

  62. Jorge

    Bueno meus camaradas, falta de aviso nao foi! QUEM MANDOU VOTAR NESTE SEMI-ANALFABETO.
    Imaginem voces, se o presidente perdeu um dedinho, está aposentado até hoje! E nós…ai povo de Deus! A Dilma está por aí,,pra continuidade. E VIVA A CORRUPÇAO.
    Forte Abraços.

  63. gilson dias

    tenho 47 anos e fui submetido a algumas intervensões cirurgicas, dentre elas a colocação de marcapasso dupla camara,devido a complicações cardiacas. trabalhava como pedreiro e fui proibido de trabalhar pelos medicosque me acompanham. o inss me julgou incapaz e concedeu aposentadoria por invalidez previdenciaria. qual a possibilidade de ter esse beneficio cessado. e caso isso ocorra terei como recorrer.
    4

  64. Eduardo

    GOSTARIA DE SABER SE A PESSOA SE APOSENTANDO POR INVALIDEZ PELA JUSTIÇA FEDERAL O INSS PODERÁ CHAMAR PARA AVALIAÇÃO.SOFRO DE TRANSTORNO BIPOLAR.FIQUEI EM AUXILIO DOENÇA A 3ANOS.E ENTREI NA JUSTIÇA E ME APOSENTEI.POR ISSO GOSTARIA DE SABER SE A PESSOA SE APOSENTANDO POR INVALIDEZ PELA JUSTIÇA FEDERAL O INSS PODERÁ CHAMAR PARA AVALIAÇÃO.

  65. Lenita_SP

    O lula, se pudesse, exterminava todos os pensionistas e aposentados, pra sobrar mais..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  66. Helena

    Suzana, boa tarde, já passa mais de 15 anos que deixei de votar, ou seja, só voto no nulo, ou seja, digito numeros inexistentes de candidatos…e beleza pura!!!!!, Pelo menos eu estou com a minha consciência tranquila, aliás, se todos fizerem como eu…ou seja, que eu saiba, se existir votos nulos por uns 20% dos votos, são cancelados, e com isso, todos os candidatos existentes, ficam fora, e teria que fazer uma nova eleição com novos candidatos.., bem creio que seja isso…kkk!!!Abraços e pensem melhor na hora de votar! Boa sorte a todos…abraços!

  67. Suzana

    Boa tarde. Quero comunicar a todos que estamos passando por tudo isto por culpa nossa se todos fossem unidos ninguém sairia nas ruas para votar .
    Mas, enfim , concordamos com tudo. Somos maria mole e eles fazem o quer. Como vai tirar uma aposentadoria da pessoas a mais de cinco anos sendo invalida?

  68. Carol

    Todo mundo sabe que ele cortou o dedo para se aposentar ,,,,,,,,

    é duro saber disso ,,,,,,

    enquanto milhares de pessoas presiçando de auxilio e pagando inss a muitos anos e quando precisa eles negam na sua cara,,,,isso é triste demais presidente

    o rombo da presidencia e do pais esta nas meias e nos cofres desses lobos de colarinho branco,,,,

    fala serio,,essa politica brasileira é vergonhosa ,,,so Deus mesmo para ajudar-nos

  69. Roger

    esse é o lula querendo ainda eleger a Dilma ,,,fala serio ,, ninguem merece, logo ele , que tanto defendia os trabalhadores agora traia a classe,,,esse é o homem que esta deixando suas origens e fugindo de suas raises,,esse é o lula, querendo vetar o fator previdenciario que tanto pode ajudar os trabalhadores isso é uma vergonha nacional e ainda fazendo campanha no ultimo ano de governo querendo eleger Dilma? toma vergonha presindente ,,tem muita gente informada e estuda,,as coisas mudaram,,de olho nessa dilma e se ele vetar o fator então ,,ja era essa dilma,,,

    http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod

  70. BELINA

    OLA BOA NOITE ME ACIDENTEI NO DIA 02 MAIO NE ORLA DE SALVADOR EM JARDIM DE ALAH CAIR EM UM BURACO QUE ESTAVA COBERTO DE GRAMA E TORCI O TORNOZELO E EU TRABALHO DE SEG A SABADO NO CALL CENTER E JA ESTOU DESDE DO DIA 03 MAIO QUE EU NAO VOU A EMPRESA, ENTREGUEI O RELATORIO MEDICO E NAO ESTOU PODENDO COLOCAR O PE NO CHAO E AINDA VOU FAZER 10 DIAS DE FISIOTERAPIA E QUERIA SABER COMO ENCOSTO NO INSS E O QUE EU PERCO DA EMPRESA
    TENHO 3 MESES E 15 DIAS NA EMPRESA
    SERA QUE VCS PODERIAM ME AJUDAR
    OBRIGADA PELA ATENÇAO DADA E ESPERO RESPOSTA O MAS BREVE
    ABRAÇOS

  71. silvia de los santos

    Gostaria de saber se uma pessoa com desvio de coluna (escoliose)pode requerer aposentadoria por invalidez
    mesmo sendo beneficiária de pensão por morte.

  72. ELIZABETE DE Oliveira Quaresma

    OLA,GOSTARIA QUE ALGUEM ME AJUDASSE HA ENTENDE O MEU CASO:ESTOU ENCOSTA POR AUXILIO DOENÇA DESDE NOVEMBRO DE 2008,SOU AUTOMINA,CAI NO SERVIÇO.BEM TODAS AS MINHAS PERICIAS DESDE ENTÃO ,CONTAM INCAPCIDADE DE TRABALHO POIS ROMPI O MELISCO ESQUERDO COM PERDA TOTAL,NAO PODENDO OPERA POR TER DITO UM INFEÇÇÃO GRAVE,NENHUM MEDICO QUE SER ARRISCA EM ME OPERA,AINDA SOU OBESA,PRESSÃO ALTA,DIABETE,POR ISTO ESTA GRANDE DIFICULDADE DE CIRUGIA.BEM NO MES DEZEMBRO RECEBI UMA CARTA DO INSS,SUSPENDENDO MEU BENEFICIO,MESMO EU FAZENDO UMA PERICIA QUE ME DEU DIREITO A FICAR NO BENEFICIO,E, SE NAO FOSSE SO ISTO, ELES ESTAAO QUEENDO QUE EU DEVOLVA TUDO QUE EU RECEBI,ALEGANDO QUE EU TO LESANDO OS COFRE DO INSS,ESTOU DESPERADA POIS SOBRE DE DEPRESÃO E NAO SEI COMO AGIR,SE ALGUEM TIVER UMA SOLUÇÃO PRO MEU CASO POR FAVOR ME MANDE UM IMAIL,OU COLOQUE ALGO AQUI PRA ME AJUDAR POR FAVOR.GRATA.

  73. Rodrigo

    Meu pai pagou durante 35 anos aposentadoria com o této maximo quando se aposentou teve uma surpresa das grande o que era para ganhar esta diminuido a cada ano pois o governo não repasa o rejustes do salario minimo para os aposentados com isso vai defazando o valor a ser pago todo os anos, se continuar nesse ritmo em 10 anos ele estara ganhano salario minimo. Vou falar para todos fasam aposentadoria privada para não depender de esmolas de parentes e curtir uma vida viajando pelo mundo se ter que se preocupar.

  74. marcelo

    Cancelei minha aposentadoria por invalides e voltei trabalhar na enpresa que estava.pede conta e fui para uma nova empresa; la trabalhei por quatro anos seis meses com salario tres emeio por mes.minha aposentadoria veio com salario minimo.gostaria de saber o porque desta desfasagem.

  75. maria auxiliadora

    oi sou funcionaria publica completando 25 anos há 02 anos descobri ser portadora de esteatose hepatica, sou hipertensa e de algum tempo pra cá tenho muitas dores nas pernas que causam caimbras e até o travamento das articulações ocasionando quedas gostaria de saber se poderia requerer aposentadoria e como faço isso.

  76. ANTONIO CARLOS

    BOA TARDE TENHO LER/DORT,DISCOPATIA DEGENERATIVA,ESPODILOSE CERVICAL,E SUPRA ESPINHOSO NOS 2 OMBROS, SOU TECNOLÇOGO A 18 ANOS E SÓ SEI FAZER ISSO QUE ME DEIXOU NESTAS CONDIÇÕES.JÁ ESTOU A 2 ANOS E 3 MESES NO AUXILIO DOENÇA.SERÁ QUE TENHO DIREITO A ME APOSENTAR,ABS,ANTONIO

  77. Marcus

    A que ponto chegamos, a semanas atras vi na tv um motorista aposentado, que perdeu uma das pernas e o perito o INSS determinou que ele voltasse ao trabalho, o INSS hoje é declaradamente inimigo do segurado que precisa de aposentadoria por invalidez, pois se for levar em consideração estes critérios ocultos do INSS não haverá mais aposentados por invalides pois sempre o segurado poderá exercer alguma outra função, nem que volte a estudar e aprender outra profissão que ele possa exercer, até admitiria mudanças pra novos segurados os antigos que começaram a pagar com os critérios antigos teriam que ser preservados seus direitos, pois afinal entendo que existe um contrato implícito entre o segurado e o INSS, mas a título de como já colocaram em outros posts acima é necessário tirar benefícios dos segurados para pagar novos políticos e seus ricos benefícios, costumo dizer que a letra do Hino Nacional deveria mudar as palavras que dizem: Pátria amanda mãe gentil para Pátria amada madrasta pouco gentil, pois o povo é visto como inimigo, pena, pena que parece que o Brasil não gosta de seu povo, principalemente quando depois de ter produzido riquezas para o Brasil durante anos, fica impossibilitado de continuar trabalhando.

  78. Mauro

    Tenho hipertensão arterial e na semana passada chegou a 19/12. Tenho controlado com remédios, mas dificilmente baixa. Queria requerer a aposentadoria mas não sei como faço.

  79. fabio

    isso e pra tirar dos invalidoz e pagar os 8 mil veredores que vão entrar o ano que vem ja ta tudo acertado em brasilia 8 mil vereadores
    pagos com o didinheiro e o direito de milhões de aposentados que ganham so pra comer mais nada so pra comprar comida

  80. Jorge Luiz

    Como deveria proceder alguém que é aposentado por invalidez há oito anos e deseja queira suspender o benefíco e voltar ao trabalho, considerandoque a doença é de caráter temporário (CID10-f1 à 9)? è seguro?

  81. sely

    vejam trabalhadores em quem se vota,esses tipos o Brasil ta cheio,

  82. Luseneide Altamira

    Sou Luseneide Altamira, sou hipertensa e desde 2000 tenho surdez severa unilateral,o caso da surdez súbita que sofri ainda não tem explicação, o caso mais prov´vel´é sequência da hipertensão que normalmente é alta variando entre 14,15,16 e 18 a máxima, gostaria de saber se neste caso vale apena lutar por uma aposentadoria,sou professora.
    ATT;
    Luseneide.

  83. ADEJACY COSTA

    NÃO TEM RESPOSTA SOBRE A APOSENTADORIA RURAL ESTOU AGUARDANDO,POIS JA FAIZ MAIS DE UM ANO QUE ESTOU A ESPERA E NADA …POR FAVOR SE QUISER ENTRAR EM CONTATO …POR FAVOR AGUARDO RESPOSTA.
    ATENCIOSAMENTE ADEJACY COSTA

  84. marisa de almeida ferreira

    Sou contribuinte do INSS, mas individual, trabalho por conta propria, na area da saude, estou incapacitada de trabalhar ha um 1 ano e meio, fiz uma cirurgia de tireoide e fiquei por 6 meses no auxilio, antes da cirurgia eu ja estava com problemas de hernia de disco comprovada com tomografias,foi suspenso o auxilio de 6 meses, e ainda recusado o auxilio por causa da coluna, a cirurgia me trouxe consequencias piores em relacao a hernia de disco e coluna, me deixando impossibilitada de trabalhar, ja que cuidava de pacientes em home care, foi colocado na justica federal e ate hoje nao recebi nenhuma resposta, e continuo sem poder trabalhar, e soube ainda que `os peritos recebem um abono nao conceder o auxilio as pessoas` nao sei se e verdade isso, gostaria de uma resposta quanto ao meu caso. Obrigada.

  85. elizabete

    gostaria de saber se uma pessoa que tem uma pensão vitalicia por meio de uma lei municipal, e tem uma aposentadoria por invalidez no inss por segurado especial ta errado o mesmo tem problemas cardiaco e psicologico. tá errado

  86. adriana

    tenho 40anos este ano faço 41 em novembro estou aposentada por depressao frofunda a 4 anos foi o proprio perito federal da psiquiatria do inss quem disse que eu nao tenho mais fazer minha atividades de trabalho pois trabalhava em hospital fiquei 6anos afastada recebendo auxilio doença e a 4 anos aposentada por invalidez sou obrigada a ser chamada a fazer outra avaliaçao pelo inss ou cada caso é um caso e se na aposentadoria estiver falando aposentadoria por invalidez permanente tambem vao ser chamados?

  87. adriana

    estou aposentada a mais de quatro anos vai frazer 5 anos em outubro 2009 por invalidez por depressao profunda trabalhava na area hospitalar e la nao tem como me remanejarem pra outro setores nunca fui chamada pra fazer outra pericia neste tempo fiquei recebendo auxilio doença 6 anos ate eles me aposentarem quais sao minhas chances de o inss me chamar e as chances deles me voltarem pra trabalhar ja que nao tive nenhuma melhora no meu quadro de depressao e foi medico perito federal do inss da psiquiatria quem, me consedeu esta aposentadoria.

  88. ygor,,,,,

    Ola gostaria de tira uma grande duvida se uma pessoa se aposentou por invalides, ele era motorista de onibus ele perdeu sua visao de um olho so , foi aposentado, na hora q ele fo chamado pode acontencer dele receber alta ,, ou nao ..na visao dele nao tem mais jeito ,,,,,

    1. cleber domingues

      eu tenho 29 anos, perdi a visão da vista esquerda quando eu tinha 5 anos de idade. trabalhei em algumas empresas com carteira assinada. meu ramo de trabalho era motociclista. eu tenho direito a me aposentar devido o meu problema?

  89. Maria Moretto

    Meu marido é aposentado por invalidez. Tem 84 anos. Gostaria de saber se também precisa fazer a TAL DE PERICIA’… É tal o descaso com os aposentados que com esta idade ainda desconfiam…, precosam se submeter a uma pericia. Se pelo menos.., os PERITOS, fossem um pouco mais simpaticos! Onde estamos? Roubam tanto e quem se aposentou e tem uma idade avançada… é uma vergonha!!!!

    1. conteaqui.com.br

      Maria,

      Segundo a Folha de São Paulo, o Ministério da Previdência Social convocará os aposentados por invalidez.

      Essa revisão periódica está prevista em lei desde 1991.

      A convocação dos aposentados será feita individualmente.

      Não será preciso enfrentar filas e o atendimento será imediato, o que evitará as filas de idosos nos postos de atendimento, como ocorreu quando o governo quis recadastrar os segurados acima de 90 anos em 2003.

      “Ninguém deve procurar os postos de atendimento até ser convocado”, explica o presidente do INSS.

      Os primeiros a serem chamados serão os segurados mais jovens e que recebem o benefício há mais de dois e menos de cinco anos. Quem está aposentado por invalidez há mais de cinco anos será convocado numa segunda etapa. O governo esperava terminar a revisão desses benefícios até o fim de 2008.

      Ou seja, se seu familiar não foi chamado até o momento, não há com o que se preocupar.

      1. Elena

        Olá, em 14 fevereiro de 96 sofri um acidente de trabalho, fraturando a perna direita, os dois joelhos esmagados, e em consequencia, fiquei com sequelas, tais como: Tendinite, tenossinovite, bursite, e dores na perna constante, no quadril, coluna defeituosa, etc. já fiz mais de 200 sessões de fisioterapias(do qual ainda faço), mas o medico me alertou que não tem cura, e quando sinto muita dor, faço aplicações de infiltrações, e hoje continuo tomando os medicamentos sempre com tratamentos, mas em abril de 2008, a minha aposentadoria por invalidez, foi cessada pq os peritos disseram que estou apta a trabalhar, mas eu sei que não posso, pois as dores são insuportáveis.
        Obs: gostaria de saber se eu tenho como aposentar pela idade ou pelo tempo de contribuição? Já que não consigo mais trabalhar. Comecei a trabalhar na lavoura aos 12 anos(com testemunhas e também notas fiscais ao produtor)e somando com o tempo em que eu fiquei encostada desde a época do acidente de trabalho, e eis que em julho de 2000, foi concedida aposentadoria por invalidez pelo próprio peritos do INSS. Fica a minha pergunta, tenho direito de entrar com o pedido no INSS? Tenho 55 anos.
        Atenciosamente..
        Por favor, aguardo resposta

  90. Luci Felix

    Pergunta:
    Lula se recadastrou como “inválido” no INSS ?
    No ano passado, o INSS convocou milhares de pensionistas, muitos idosos e sem capacidade para se locomover, a comparecer a um posto do INSS para que fosse reavaliada a sua incapacidade.

    Sem tal exame, e se o exame demonstrasse que o “inválido” não o é, a pensão seria cancelada sem possibilidade de apelação.

    Pergunto:

    O Lula foi lá ser examinado?

    Comprovaram que ele é mesmo INVÁLIDO?

    Alguem poderia dizer?

    Se foi (duvido ó) quem foi até ele ? ele é presidente (infelizmente) mas deve cumprir com suas obrigações
    de cidadão. Ou não ?

    Quem continua julgando-o incapacitado para o trabalho ?

    1. Luci,

      Segundo o Jornalista Evandro Spinelli, da da Folha de São Paulo, o Presidente Lula foi aposentado como anistiado político. Receberia mensalmente sua aposentadoria através do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

      Isto é o que está divulgado na Folha de São Paulo. Acredito que eles não publicariam algo sem antes checar se realmente é verdade o Presidente Lula é aposentado.

      1. Fernando

        O Presidente Fernando Henrique Cardoso quando chamou os aposentados de vagabundos, já recebia 3 aposentadorias, e hoje com os dois mandatos de presidente teve ter ganho mais uma pelo menos, forra todas as mordomias que tem todos os ex- presidentes, como por exemplo segurança que creio ser pelo resto da vida.

  91. paulo cesar

    a minha indignação é porque o presidente eserce uma função e tem a aposentadoria e se outro cidadão faser isso e cortado o beneficio e eu estou lutando para conceguir o meu definitivo e não concigo ok seu presidente

    1. Paulo,

      Você está tentando conseguir que tipo de benefício do INSS?

      Quais as dificuldades encontradas?

      Caso você tenha direito, quem sabe alguém possa orientá-lo a conseguir o seu benefício.

      1. humberto julio souza

        bom meu nome e humberto.tenho 30 anos.meu irmão está afastado ja a 3 anos. recebendo aux. doenças bom.ele tem diabetes/hipertensão /eplepsia/ e faz tratamento psiquiátrico.gostaria de saber o seguinte..como faço p/ entra c/ pedido de aposentadoria por invalidez p/ ele.ja que todos os médicos dizem que ñ mas pode retornar ao trabalho?grato pela informação..humberto

        1. conteaqui.com.br

          Humberto,

          Você deve levar em consideração que em geral a aposentadoria por invalidez não é concedida pelo fato do indivíduo ter muitas doenças, mas sim se alguma ou mais de uma das doenças determina uma incapacidade permante para o trabalho.

          Hipertensão isoladamente em geral não leva à aposentadoria por invalidez, o mesmo vale para diabetes. A não ser que alguma destas doenças tenha determinado complicações que impossibilitem ao indivíduo trabalhar.

          Doença psiquiátrica é um termo muito genérico, pois várias doenças são classificadas como psiquiátricas. Algumas justificariam aposentadoria por invalidez, outras não.

          Do ponto de vista prático, o melhor que você tem a fazer é o seguinte: acompanhe seu irmão na próxima consulta médica de rotina. Converse com o médico, e o mesmo poderá lhe dizer se alguma das doenças do seu irmão o colocariam no direito de solicitar o benefício da aposentadoria por invalidez. E então após este esclarecimento médico, se fosse o caso, você de posse do atestado fornecido pelo médico, iria até o Posto do INSS mais próximo da sua residência para dar início ao processo. Seu irmão então seria submetido a uma perícia médica no próprio INSS, e o médico perito determinaria se ele poderia ser aposentado por invalidez ou não.

          Boa sorte.

      2. Sabine Rosado

        Estou em licença-saúde há 7 anos e seguidamente me dão alta. Dizem que depressão e bipolaridade (meu caso) não aposentam pois tem como estabilizar, ao mesmo tempo vejo pessoas com menos tempo de licença e transtornos como os citados serem aposentados, como devo agir para também ser aposentada? Devo pedir judicialmente? E em relação ao valor, receberei o mesmo que recebo em benefício? Ou podem me pagar proporcionalmente ao meu período de contribuição.

    2. ivete mixtro

      voce ta certo paulo concordo com suas palavras,, so podemos esperar a justiça de deus,,porque a do homem tamos mortos,,me encontro na mesma situaçao que a sua,, lutamos por nosso direito e nao consiguimos,, mais eles,,sem palavras ja ta tudo resumido

  92. Regis

    Uma pessoa que receba um valor de indenização do INSS devido ao um acidente ocorrido no serviço poderá acumular com sua aposentadoria?

    1. Regis,

      Segundo o Blog Experiências :
      “Sua acumulação é vedada com qualquer aposentadoria (art. 167, IX, do Decreto 3048/99)”

      Ou seja, acredito que ao iniciar a aposentadoria você deixará de receber o benefício por acidente de trabalho.

  93. Maria Arcelina Venâncio

    Saber se o benefício já saiu.
    Foi expedido em 06/09/07

  94. marcos santos

    tem pessoas que levarão alta e morreram porque não teve dinheiro para compra remédios e vaze viso terapia um rapaz no inss de nilopolis no rio de janeiro na baixa levou alta e quinze dias depois ele morreu, o outro levou alta e foi mandado embora da firma e não faz mais fiso terapias porque perdeu o plano de saúde esta esperando vaga para vaze tratamento no hospital público e a situação tele está piorando poriso que tem muitos vagabundos no Brasil, direitos humanos só tem para ladrão e políticos corruptos pessoas que não anda estão levando alta e os peritos manda vende bala no trem trabalhamos para paga o inss e depois não temos direitos

  95. ulisses

    inss e empresas estão trabalhado em conjunto para da alta o segurado e depois a impresa mandão o trabalhado empoara, como fosse um animal, esse é o nosso governo bilhoes são jogado fora com compra de camisas para ver jogos de volei,

  96. marcos santos

    políticos pega dinheiro do povo para vaze campanha , são bilhões de reais,

  97. ulisses

    inss e empresas estão trabalhado em conjunto para da alta o segurado e depois a empresa mandão o trabalhado empoara, como fosse um animal, esse é o nosso governo bilhoes são jogado fora com compra de camisas para ver jogos de volei, os peritos trata o segurado com um bicho.

  98. rodrigo

    É gente esse pais não tem mais jeito mesmo não, é muita crueldade com os aposentados, que alem de ficarem doentes na empresa que trabalhou, tem ainda que parar no inss e encarar aqueles peritos de cara feia, e ser humilhados muitas vezes, e agora a cada 2 anos passam por novas pericias, ai eu pergunto!!! Quantas injustiças não são feitas com a revisão da pericia? Quantos aposentados voltam a trabalhar sem ter ainda condições, só porque o perito acha que voce melhorou, quantas pessoas são aposentadas sem ter nenhum doença, é muita injustiça, desonestidade, corrupção nesse pais,,,sinceramente só creio numa coisa nessa vida no meu Deus ..ele é o unico que me compreende e me da forças para não me matar…..

  99. rodrigo

    se o lula é presidente e foi aposentado, acho que ser vereador podeeeeeeeeeeeeeee,,,kkkk

  100. Antonio

    E o que esta sendo feito em relação aos vagabundos que roubam do INSS??? Cessão/ perda de liberdade???
    O BraZil deve ser vendido em leilão..se é que vai encontrar algum maluco que queira comprar essa bomba!!

  101. Helio

    Um aposentado por invalidez pode ser Vereador ou Prefeito?

  102. Mônica Santana

    PRESADO PRESIDENTE DO “BRASIL”.EIS QUE JÁ MOSTROU SUA CARA,E ASSUMIU QUE SOMOS NÓS QUEM PAGAMOS PARA QUE A IMUNDÍCIE DOS GOVERNANTES CONTINUEM ASSIM!QUE MONSTRUOSIDADE VOCÊS COMENTEM DIA-APÓS-DIA,PRIMEIRO A AMAZONIA,APÓS,O IMPOSTO SOBRE ALIMENTOS,N/ SE PODE MAIS COMER OVOS!AGORA VOCÊS QUEREM TIRAR AS MIGALHAS DE QUEM C/ O SUOR DE TRABALHAR HONESTAMENTE,ENRIQUECEU SEUS PATRIMÔNIOS?! CRIEM VERGONHA!VOCE E OS SEUS TEM MUITOS DEDOS!!! ANDA OS VEREI DERROTADOS!!!

  103. Milton Cranio

    Nesse país chamado BRASIL,aposenta-se absurdamente(financeira e politicamente falando),os politicos,onde as “exigências”para os mesmos variam…
    Pobres brasileiros,são os que trabalham,derramam seus suores e vim dignamente.
    Que pena que as coisas funcionem dessa maneira!.E o homem que sempre disse ser POVO,agora luta para retornar ao trabalho,os invalidos.(será que essa estratégia é prá sobrar mais para algum prá politicagem tão honesta e dedicada deste país?). Acorda BRASIL!!!

  104. EZEQUIEL SENA

    Para reflexão: O INSS nada mais é do que um “plano de seguro” que o trabalhador é obrigado a pagar durante toda sua vida ativa no intuito de quando atingir determinado tempo possa se aposentar. Acontece, porém, que esse mesmo seguro muitas vezes é mau conduzido. MUITAS APOSENTADORIAS QUE DEVERIAM RETORNAR DA FORMA QUE O TRABALHADOR PAGOU, SOU SEJA: contribuia com 6 salarios, entretanto o seu benefício é de apenas 1 Salario Mínino, procura-se o INSS e os funcionários não sabem explicar – muitas vezes tem que se recorrer a Justiça para reaver seus direitos. Enquanto isso, a Justiça que anda a passos do bicho preguiça, fica abarrotada de processos que o cidadão acaba morrendo sem usufruir do seu(s) direito. Agora querem ainda mudar as regras justamente para que o cidadão tenha mais e mais sucumbido seu(s) direito(s), se isso é direito..!

  105. alfredo carlos cambraia naves

    O dinheiro que é pago ao INSS pelo povo e que deveria servir ao povo é mau administrado e acaba caindo na corrupçaõ administrativa,onde é levado para o bolso dos corruptos.Enquanto isto o cidadão brasileiro é tratado com desprezo e evita-se a todo custo conceder ao trabalhador uma aposentadoria justa,isto,quando a pessoa consegue se aposentar,mas tem que continuar trabalhando,porque o beneficio não dá para viver apenas dele.A corrupção leva a maior parte do capital do INSS.

  106. Alexandre Rebouças

    “Quem tiver condições de voltar ao trabalho terá a aposentadoria cessada.”
    Essa é uma afirmação interessante para um ex-profissional da area de metalurgica, que teve a perda de um dedo, que nunca poderia afetar a capacidade de trabalhar, com essa afirmação, ele na epoca, seria obrigado a retornar as atividades e perderia muito tempo, para ações de sindicalista.

    Com todo respeito a Vossa Excelentissima pessoa, nosso caro Presidente deveria rever a situação do povo que trabalha pra manter uma entidade “INSS”,a qual deveria dar lucro e não prejuizo.

    Fica aqui minha tentativa.

  107. gleiciane

    quem diria , o pai dos pobres agora esta negando a paternidade de seus filhos…. como as coisa mudam não? fazer o q , o homem das cavernas evoluiu agora fivca a pergunta: QUEM MANDOU VOTAR NO HOMEM?

  1. Inss Aposentadoria Por Invalidez – ForoGeek

    [...] … http://www.conteaqui.com.br/saude/inss-podera-suspender-aposentadorias-por-invalidez – ver Aposentadoria por invalidez | INSS O benefício da aposentadoria por invalidez é [...]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>