«

»

Saiba Qual o Melhor Mapa do Brasil Para os GPS Garmin

Agora que você tem um GPS Garmin, o próximo grande passo é ter bons mapas instalados no mesmo.

Você com certeza já passou pela situação de ser levado a um local errado pelo mapa do GPS. Há vezes em que nem encontramos o destino desejado no mapa do GPS.

Não passou por isto ainda? Espere, isto acontecerá um dia com você.

Isto ocorre porque vivemos num país de dimensões continentais no qual o GPS chegou há pouco tempo. As empresas responsáveis pelos mapas não encontram ainda um mercado tão rentável como em países como os Estados Unidos – para investir pesado na confecção e atualização dos mapas para o Brasil.

Porém este quadro está mudando. As melhorias são visíveis a cada atualização dos mapas.

Os GPS Garmin permitem o uso de mapas de diversos fabricantes. Entretanto os dois mapas mais conhecidos e mais utilizados nos GPS Garmin são os mapas do Projeto Tracksource e os mapas na empresa Navteq.

O Projeto Tracksource faz o mapa TRC-Brasil – Tracksource Roteavel Completo – que é o mapa completo do Brasil para uso em GPS Garmin ou compatíveis. É um mapa colaborativo, feito e mantido por um grande número de usuários que fazem um trabalho voluntário.

A empresa Navteq faz o City Navigator® Brazil NT – que também é um mapa completo do Brasil para uso nos GPS Garmin. Como toda empresa, vive da venda de seus produtos.

Há uma legião de fãs de ambos os mapas. Longas discussões acontecem entre os usuários de GPS Garmin – alguns convencidos que o TRC-Brasil é o melhor mapa, e outros convencidos que o City Navigator® Brazil NT é o melhor mapa.

Acredito que discutir qual é o melhor mapa é perder tempo de estar na estrada e aproveitar o melhor dos dois mapas.

Talvez a maior diferença entre os dois seja o preço.

O TRC-Brasil é grátis e tem atualização mensal. Você pode baixar gratuitamente o TRC-Brasil aqui.

O City Navigator® Brazil NT é um mapa pago. Pode ser comprado no site da própria Garmin. Em geral a Navteq lança duas novas versões ao ano. O custo atual é de USD 49,99. Um preço muito razoável, levando-se em consideração todas as informações que o mapa oferece. Se você atualizar o mapa a cada ano, você gastará algo perto de USD 0,14 por dia para ter sempre um mapa atualizado no seu GPS Garmin – realmente barato.

Atente para o fato de que ambos os mapas trazem não apenas as estradas e ruas, mas também os chamados Pontos de Interesse – POIs .

Os Pontos de Interesse, como o próprio nome já diz, são os pontos no mapa que indicam locais de interesse para o usuário – lojas, restaurantes, hospitais, hotéis e etc.

Minha recomendação é que você tenha ambos mapas instalados no seu GPS.

Lembre-se que você não pode manter dois mapas ativos no GPS, mas você pode deixar os dois mapas instalados e ativar cada um separadamente conforme a necessidade.

Com os dois mapas instalados no seu GPS, escolha um dos mapas e utilize por sua cidade. Em outro momento ative o segundo mapa e também circule por sua cidade. Depois então escolha qual é na sua opinião o melhor mapa para sua cidade – e passe então a manter este mapa ativo. Deixando para utilizar o segundo mapa nas situações em que o primeiro mapa não consiga localizar o que você precisa.

O segundo mapa instalado também poderá ser útil em uma cidade diferente da que você mora. Porque um mapa pode estar muito completo para uma cidade e não para outra.

49 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Fabricio

    Boa tarde, tenho um GPS Garmin Nuvi 50LM, e o equipamento parece desorientado. Quando insiro o endereço e peço para ele ir, ele vai para a direções opostas ao destino final. O que posso fazer para resolver esse problema?

    1. Jack

      Fabricio,

      Oposta como? Totalmente ao contrário, ou apenas erra o número da rua?

      Se for realmente ao contrário, você pode tentar resetar o GPS ou mesmo instalar um novo mapa.

  2. Diego

    ola boa noite,adquiri um gps garmin nuvi 2595 mas ele veio com o trc instalado comprei ele no paraguai o vendedor falou que ele era o modelo 2595 lmt mas nao esta escrito na caixa.estou vendo que esses mapas TRC são gratuitos mesmo mas como posso saber se eu posso colocar o mapa City Navigator® Brazil NT nele pois comprei como LMT.Grato

    1. Jack

      Diego,

      Você deve baixar no seu computador o programa http://software.garmin.com/en-US/express.html . Instale o programa Garmin Express. Abra o programa, conecte o seu GPS no computador utilizando um cabo USB.
      Se o seu GPS tiver mesmo direito a ter atualizações grátis do mapa Navigator o programa reconhece automaticamente e oferece a opção de você instalar gratuitamente.

      Porém eu penso que um GPS comprado no Paraguay deve ter o mapa Navigator de algum outro país e não do Brasil. Pois se tivesse o Navigator do Brasil porque o vendedor teria o trabalho de apagar o mesmo?

      Para tirar a dúvida, apenas usando o Garmin Express.

      Depois volte aqui e nos conte o que aconteceu. Abraços.

  3. Gabriel

    Comigo aconteceu algo estranho:
    1. Adquiri o Garmin nuvi 3597 LMT e saí em viagem pelo nordeste de Minas, pretendendo entrar pela antiga rota da estrada de ferro Bahia-Minas, a partir de Ladainha-MG, onde ficava as oficinas da rede.
    2. O mapa baixado trazia poucas informações de radares, faltando muitos radares fixos, não mostrou quase nenhuma interseção, não apontou as cidades próximas e a partir de Teófilo Otoni, em direção a Ladainha ou Malacacheta-MG, não mostrou mais nada!
    3. As informações de distância dos radares e velocidade máxima permitida deveriam ser por voz, para se evitar tirar a atenção do volante – mas isso não ocorreu, foram apenas sinais intermitentes.
    Resumindo: paguei caro e estou extremamente insatisfeito até agora, a menos que eu não tenha sabido configurar corretamente o aparelho e olha que tentamos verificar todas as possibilidades…
    Abrs/

    1. Gabriel.

      Ande você comprou seu Garmin?

      Ele veio com qual mapa instalado?

  4. Fábio

    Vou instalar o mapa do projeto tracksource no cartão e verifiquei
    como fazê-lo, inclusive criando a pasta garmin no cartão. A minha
    duvida é como relação aos alertas de radares: devo baixá-los também
    pelo site do projeto tracksource e colocar o arquivo baixado para dentro
    da pasta garmin ou devo criar uma outra pasta no cartão e transferi-lo
    para ela?

    1. Marcelo

      Pode baixar pelo site do tracksource ou então pelo site enunciado acima. Para colocar eles no gps voce deve ter uma pasta chmada POI e nesta pasta voce inclui os radares.

  5. Tekka

    Olá…
    Não entendo naaaada de GPS….estive em Miami e aluguei um carro que possuia o Nuvi…gostei tanto que corri para a Best Buy e comprei o modelo Nuvi 50. Percebi que ninguem mencionou esse modelo…o que devo acreditar que não fiz uma boa compra? Agora estou tb quebrando a cabeça para configurar o mapa do Brasil. O que faço, pleaseeee?

    Aguardando ajuda!

    1. Tekka,

      Você fez uma ótima compra. Todos os modelos de GPS Garmin são bons.

      Para começar a entender um pouco sobre GPS Garmin, comece com a leitura deste post:

      http://blogdogps.com.br/garmin/comprei-um-gps-garmin-e-agora-tutorial/

  6. paulo

    Boa tarde estava a procura de um gps com bom custo e beneficio então vi 2 opções apontador t430 eo garmim nuvi40 optei pelo garmim por pesquisas e não vi nenhum tipo de reclamaçao e sei por terceiros que é um dos melhores então pergunto eu moro em são paulo mais não conheço muitas ruas e tal e gostaria de viajar no final do ano para Penápolis vc acha que eu fiz uma boa escolha desde ja Obrigado…

  7. Anderson

    Olá. Gostaria de saber se o Nuvi 40 é bom, se eu posso atualizar o mapa que já vem nele e qual seria o melhor mapa para rodar no RJ. E se eu tenho que comprar primeiro um cartão micro sd para depois instalar ou atualizar. O cartão Sd é um comum que serve para celular ? Obrigado!

    1. Anderson,

      O GPS Garmin Nuvi 40 é um bom GPS. Você deve sim comprar um SD Card, que é algo muito comum de ser encontrado. É o mesmo cartão usado para celulares ou máquinas fotográficas. O mapa do Projeto TrackSource será muito bom para o Rio de Janeiro, e é grátis.

  8. luciano

    amigo , comprei um nuvi 1300 por R$ 370,00 , acontece que o mesmo veio com o mapa dos eua , e o autoguiagps atualizado , como nacional ! Então resumindo , o cara trouxe esse aparelho dos eua e me vendeu , correto ? agora , eu axei o preço bom , voce acha que compensa eu instalar um citynavigator pirata e ficar com os dois ? ou realmente trocar o gps .

    1. Luciano,

      Não compre ou instale mapas piratas.

      Mantenha os mapas que já tens e instale grátis e legalmente o mapa Brasil do Projeto Tracksource.

  9. David

    Tenho muito pouca experiencia com GPS. Tenho o mapa CN South America NT 2012.10. Como atualizar este mapa ? Qual o passo a passo? Muito obrigado !

    1. conteaqui.com.br

      David,

      Conecte seu GPS Garmin no site mygarmin.com . Faça o registro do mesmo grátis. Após isto você pode atualizar grátis o firmware do GPS. Por fim no mesmo site mygarmin.com você poderá comprar a nova versão do CN South America NT 2012.10.

  10. Junior França

    Gostei do que li! Mas tenho uma dúvida. É que adquiri um nuvi295w, mais pelo tamanho e aparência de celular, já tinha outro csx60 que uso para voar, mas queria mesmo era voar com o 295, a dúvida é se posso utilizar o nuvi fora de estrada como o cxs, ou só na modalidade guiado por uma via. Valeu! Parabéns!

  11. JORGE

    Qual dos gps Garmin é melhor 1410 ou 1490T.

    Grande abraço

  12. Bernardo

    Tenho duas dúvidas:

    1. é possível traçar um trajeto no garmin e dar um “mute” na “mulher” mas, manter o “bip” do alerta de Radares?

    2. Tenho um Garmin 205 comprado nos EUA. é possível instalar o tracksource com o mapa do Brasil e o mapa de radares nesse modelo?

    Obrigado.

    1. conteaqui.com.br

      Bernardo,

      Se deixar mudo, fica mudo para tudo. A não ser que você editasse o arquivo de radares. Há alguns arquivos de radares que tem apenas o bip e não a voz. O negócio será procurar algum assim na internet.

      O GPS Garmin 205 é plenamente compatível com o Tracksource Brasil, bem como com os arquivos de radar.

  13. marcelo

    e muito bom na hora que você compra depois si quiser tem que pagar para atualizar e uma falta de respeito com o consumidor porque não podemos ter atualizações gratuitas …

    1. Tobias

      Você compra um computador e geralmente ele vem com um sistema operacional.
      Quando você quer atualizar (coloca um sistema mais novo), você faz o que? PAGA, obviamente.
      Não vejo nada de errado nisso.

  14. Francisco

    Boa Noite
    Já vi que o pessoal entende mesmo de GPS, comprei um Garmin Montana 650t e gostaria de saber quais mapas devo adquirir para uso na Argentina, já que viajo pela região do mercosul com frequencia. O uso seria para estradas de terra do interior e trekking.

    Obrigado e parabéns pelos comentários!

    1. Henrique

      Francisco: Veja nesse site https://buy.garmin.com/shop/buymaps.do?null&ra=true ou, ainda https://buy.garmin.com/shop/shop.do?pID=75228 . Ambos indicam mapas para o seu acessório. Veja bem, é uma opinião particular, mas quem investe em GPS GARMIN, vale a pena adquirir mapas originais, já que a NAVTEQ, empresa Americana que elabora o mapas, tem reputação ilibada e é garantia de qualidade. vale a pena PAGAR pelo mapas. Lembre-se: O sistema GPS tem duas versões: Uma militar, voltado à segurança e outro liberada aos público interessado, porém ambas são controlados (SATÉLITES), por Americanos. Eu possuo GPS da GARMIN e, particularmente, adotei o critério de compras mapas SÓ ORIGINAIS. Recentemente paguei U$ 49,00 por atualização e não me arrependi. Boa sorte!

      1. conteaqui.com.br

        Henrique,

        Concordo contigo. Veja bem, cada vez que se para no posto de Gasolina gastamos mais de R$100,00 . Pagar uns R$70,00 a R$90,00 para ter um mapa atualizado por cerca de um ano é um preço bem razoável.

  15. Abraão Guto

    Gostaria de saber se o navteq da garmim é o mesmo navteq da iGO, POIS os mesmos tem o mesmo desenho, e me informaram que a Navteq é obrigada a confeccionar os mapas idênticos! e o que voces acham do mapa Teleatlas?, pois a Teleatlas confecciona maps pta Tomtom e pro iGO, Também exatamente igual ao que faz a navteq para a iGO e para a Garmim, e porque o mapa da Teleatlas não é comentado aqui, sendo q a T.A foi a primeira a desenvolver Mapas no Brasil.
    Grato

  16. Paulo

    comprei gps garmin 1390LMT nos eua, gostaria de saber qual o melhor mapa do brasil para comprar entre o CN Brasil 2012.30, 4R V2.34 ou city Navigator?

    1. conteaqui.com.br

      Paulo,

      Compraste um ótimo GPS. No site do projeto Tracksource faça o download grátis do mapa TRC. No site http://www.mygarmin.com conecte o GPS, registre e atualize o mesmo grátis , e então compre a última versão do mapa Navigator.

  17. Soraia

    Prezados,
    Comprei um GPS Carmin Nuvi 1490T nos Estados Unidos e agora não sei como fazer para instalar o mapa do Brasil. Acessei o site da Garmin mas lá eles falam de compatibilidade e aí eu me enrolei. Não há um lugar na cidade do Rio de Janeiro que eu possa levar o GPS para alguém instalar o mapar para mim? Vcs conhecem?
    Obrigada

    1. conteaqui.com.br

      Soraia,

      Muita calma nesta hora. A grosso modo você tem dois mapas que pode instalar , o TRC que é grátis , e o Navigator que pode ser comprado no próprio site da Garmin.

      Leia http://blogdogps.com.br/garmin/comprei-um-gps-gar

    2. Fabiano

      Não precisa pagar não, é muito fácil. Me envie um e-mail sobre suas dúvidas.

    3. Henrique

      Oi Soraia! Eu possuo o Nuvi 1300 que veio com o Mapa Americano. A partir daí, fiz cadastro no site da GARMIN e passei a acompanhar mapas, etc. O que pude perceber, de forma bem rápida e sem maiores pesquisas é que NÃO HÁ MAPA para seu dispositivo para a América do Sul, mas não se desespere e faça o seguinte: Faça o cadastro também, que é bem intuitivo. Ele vai reconhecer e lhe informar o mapa que seu dispositivo possui, vai lhe oferecer gratuitamente uma atualização que tem prazo de 12 meses para ser "baixado" e os possíveis "mapas acessórios" compatíveis (o que pra vc é interessante saber qual (is). Foi assim que aconteceu comigo! Outra dica legal é que esse site http://www.xturbogps.com.br/ possui pessoal habilitado capaz de lhe fornecer uma assistência técnica especializada, já que é uma empresa que vende, com garantia, produtos da GARMIN, dentre outros, Aliás, foi nessa empresa que comprei meu primeiro mapa do Brasil, com preço legal e, o que é melhor, bastante confiável. Ao acessar o site, logo de cara aparece na barra de navegação a seguinte pergunta: “comprou seu GPS nos Estados Unidos, temos o mapa”. Nesse mesmo site vc pode baixar até os POIs (pontos de interesse) para seu GPS. Eles ensinam, inclusive, a criar a pasta POI, caso não tenha ainda! Uma sugestão, também, é que possuo dois mapas em meu GPS, o TRC-BRASIL e o mais novo para o Brasil, que comprei no site da GARMIN (US$ 49,90), e, comparando ambos, percebi que o da GARMIN é bem melhor. O TRC-BRASIl, que é gratuito, é bom, mas percebi que é um pouco regionalista e, como moro no interior de SP, notei que falta algumas coisas interessantes. o TRC-BRASIL depende de trabalho voluntário e de "moderadores" que passam a cuidar de uma determinada região e, na falta desse, essa área fica carente de atualizações! espero ter ajudado, mas visite o site acima e tira suas dúvidas com os operadores! Boa sorte!

      1. conteaqui.com.br

        Henrique/Soraia:

        Tenho algums comentários a fazer.

        O primeiro deles é que existe sim mapa da América do Sul para Garmin. Tanto para ser comprado da própria Garmin, mapa original. Como para instalar mapas grátis e legais, de projetos colaborativos, como é o Projeto Mapear.

        Um outro detalhe importante é que fui pesquisar sobre o site citado pelo Henrique, o xturbogps e a impressão que tenho é que os mapas Garmin do Brasil que eles vendem são mapas "craqueados" e não mapas originais. Pois o valor cobrado por eles é muito mais barato que o cobrado pela própria Garmin, o que levanta suspeitas. Veja que a Garmina cobra perto de USD 49,00 e eles cobram perto de R$49,00 parcelados. No site deles há um chat para tirar dúvidas, entre em contato com eles e realmente os mapas fornecidos por eles "são mapas desbloqueados por eles mesmos". Ou seja, da a impressão que não são mapas originais Garmin.
        Sugiro que compres direto da Garmin, desta forma haverá certeza que o mapa é original e não uma cópia não autorizada.

        Sobre os mapas do TRC serem "regionalizados" é verdade. O TRC depende da colaboração de voluntários, mas no todo é mais completo que o Navigator da Garmin para o Brasil. Mas isto depende é claro da cidade em que você mora ou utiliza o GPS.

        1. henrique

          Jack! Desculpe, acho que vc entendeu errado: eu disse que não há mapas para o dispositivo que a Soraya comprou nos EUA (Nuvi 1490T)! Como cheguei a essa conclusão? Fiz o seguinte: Entrei no site da GARMIN (https://buy.garmin.com/shop/buymaps.do?null&ra=true), simulei compra de mapas e indiquei o dispositivo da Soraya. A partir daí, ele relaciona os mapas compatíveis e, é claro, indica o mapa para o Brasil, e também, América do Sul. Ocorre que, ao selecionar um dos mapas para a compra, tanto download quanto cartão sd, o site como forma de chamar a atenção para o que iremos adquirir, dá a opção de selecionar os possíveis GPS compatíveis e, nessa lista NÃO mostra o GPS da Soraya! O site que indiquei para ela, foi apenas para que a mesma tivesse como referência, um local para tirar possíveis dúvidas. Até comentei que comprei mapa no site indicado, que é confiável, mesmo sendo "genérico" (vamos chamar assim, ok!), mas que ATUALMENTE adquiri o produto original (mapa City Navigator® Brazil NT, por US$ 49,90). Aqui na minha região, eu fiz várias simulações, com ambos os mapas (o original e o TRC-Brasil), e ora um é melhor, ora o outro, ou seja, depende pra onde irei! No geral, achei o City Navigator® Brazil NT melhor, para minha região, que fique claro! Estou tentando me voluntariar no Projeto Tracksource para poder contribuir nas atualizações para o interior de SP, pois acho que está um tanto desatualizado, mas acho que para capitais e cidades grandes o TRC-Brasil é tão bom, quanto o City Navigator® Brazil NT!. Já os POIs, comparei e achei que, PARA A MINHA REGIÃO, o City Navigator® Brazil NT é mais completo. No entanto, o TRC-Brasil para pontos mais atuais, oferece a localização, e isso é fruto da regular e constante "manutenção" que possui ! O TRC-Brasil tem tudo para desbancar qualquer mapa, inclusive o City Navigator® Brazil NT da GARMIN, mas para chegarmos nesse nível, é necessário um doação quase que total dos operadores regionais e estaduais, pois as cidades são bem dinâmicas e, na falta de voluntários, com certeza certas regiões ficarão carentes de correções. Nesse enfoque, acho interessante o usuário possuir ambos os mapas, como forma de um complementar o outro! Achei interessante essa nossa deliberação, que irá com certeza contribuir para a evolução dos nossos conhecimentos e dos leitores. Grande abraço!

          1. conteaqui.com.br

            Henrique,

            Obrigado pelas considerações. Legal você desejar ajudar no TRC. Eu mesmo já colaborei muito com o Projeto Tracksource, e é muito legal verem todos se beneficiarem.

            Entendi o que você diz com relação ao fato de o mapa comprado no site da Garmin não ser compatível com o modelo específico 1490T. Ainda assim acredito que comprado ele funcionaria sim.

  18. Wilson

    Compre GPS pelo menor preço em: http://www.acheicompras.com.br

  19. wolf

    Posso comprar qquer micro sd e fazer o downloada do site do tracksource?
    O arquivo vem zipado. o Garmin unzipa ou precisa instalar os arquivos expandidos no SD?
    Acabo de trazer o Garmin 3790LMT.

    1. conteaqui.com.br

      Wolf,

      Sim qualquer SD Card será compatível com seu GPS Garmin Nuvi.

      O site do projeto Tracksource disponibiliza o mapa zipado. Você deverá descompactar o mesmo. No SD Card crie uma pasta chamada Garmin, copie o mapa descompactado para dentro desta pasta Garmin.

  20. paulo

    gostaria de saber se o garmin 1410 é um bom gps envie a resposta para o imail obrigado, sou leigo no assunto. não entendo nada

    1. conteaqui.com.br

      Paulo,

      Fique tranquilo, todos começamos um dia. No futuro você saberá tudo o que precisa sobre GPS.

      Não posso lhe responder por email. Pois se eu responder por email apenas você será beneficiado pelas informações, e a idéia do blog é socializar as informações.

      Eu não conheço o modelo Garmin Nuvi 1410. Sei que todos os modelos da série 1400 são bons, mas não consegui encontrar nada sobre este 1410.

      Aonde você viu este modelo Garmin Nuvi 1410 ?

  21. Sérgio Chaves

    Jack,

    Boa noite,
    Após ter lido a todos os comentário neste site, percebi que é um produto de boa qualidade, porém n ficou claro p mim o q realmente preciso saber p fazer a aquisição de um GPS p fazer trilhas de motocross, a marca já sei qual comprar. Tenho muitas dúvidas quanto ao tipo de carga q o aparelho dever ter, bateria ou carregador tipo chicote. Tb gostaria que da ajuda pois fui orientado a comprar um gps colorido e q termine c a letra "h" no final, pois esses são melhores.
    Agurado uma orientação.

    1. conteaqui.com.br

      Sérgio,

      Não tenho experiência com GPS para motocross. Espero que algum leitor do blog possa lhe ajudar.

  22. Lellis

    gostaria de saber se tem o cartao micro sd do gps garmim nuve 1300 atualizaçao 2011 para vender?

    1. conteaqui.com.br

      Lellis,

      Basta você formatar o seu cartão atual. Entre no site mygarmin.com e compre o mapa que desejares.

    2. henrique

      Oi Lellis,
      Tem sim, vá no site https://buy.garmin.com/shop/buymaps.do?null&r… , siga as intruções e faça o download ou compre o cartão! Eu tenho o mesmo GPS que vc e recentemente (set/2011), optei pelo download!! Outro dica legal: entre nesse site http://radaresgarmin.heliohost.org/ . O proprietário é conhecedor de GPS e, a cada 15 dias, fornece POIs (pontos de interesse) atualizadíssimos, para serem "baixados". Fique tranquila, eu acompanho o site e é totalmente idôneo! Se vc não tem a pasta POI em seu GPS, é fácil de criar: conecte seu dispositivo no PC. Vá em "meu computador", localize e clique com o botão direito do mouse no seu GPS e vá em "Explorar". Pronto! crie uma nova pasta e renomeie POI. A partir daí, coloque os arquivos baixados dentro dessa pasta! Espero ter ajudado!

  23. Fabiano

    Gostaria de saber se o nuvi 1490t é um bom gps, pois vi uma declaração de que ele fica recaculando rota sempre e não mostra ruas transversais. Obrigado.

    1. conteaqui.com.br

      Fabiano,

      O Garmin 1490T é um ótimo GPS.

  24. eduardo

    Muito bom comentario. Adquiri um Garmin na europa e estava com dificuldades, mas sua opiniao foi extremamente relevante. Grande abraco!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>